Institucional

HISTÓRICO E AMPARO LEGAL

        A Escola é formada hoje pela unificação de três escolas:
      Escola Estadual Santa Catarina – fundada em 1955, que atendia de Pré – escola à 4ª série (currículo).Escola Polivalente – fundada em 1972, atendendo alunos de 5ª à 8ª série,    caracterizada na época, por oferecer disciplinas técnicas.Escola de 2º Grau no Bairro Rio Branco – fundada em 1988, ocupando o prédio do Polivalente e funcionando à noite. 
      A unificação destas escolas ocorreu em 1995, sob  denominação de Escola Estadual de 1º e 2º Graus no Bairro Rio Branco, atendendo alunos de pré ao 3º ano do Ensino Médio.
      Atualmente atende níveis de Ensino Fundamental Séries Iniciais,Finais e Ensino Médio ,atendendo os três turnos-manhã tarde e noite.De acordo com o desejo da comunidade, em 1999, passou a chamar-se “Escola Estadual de Ensino Médio POLISINOS”.
    

A PROPOSTA DA ESCOLA

     A proposta pedagógica da Escola Estadual de Ensino Médio POLISINOS norteia-se pelos princípios “SER – CONVIVER/ ESCOLA PARA A VIDA”, visa à formação integral do ser humano nas dimensões da diversidade, inteligência, vontade, responsabilidades, regras, de cidadãos críticos, conscientes e atuantes  na transformação da sociedade, capazes  de conviver fraternalmente.
       As quatro premissas apontadas pela UNESCO como eixos estruturais da educação na sociedade contemporânea também norteiam o trabalho realizado na Escola:
   * Aprender a conhecer: Prioriza-se o domínio dos próprios instrumentos do conhecimento, considerado como meio e como fim. O aumento dos saberes que permitem compreender o mundo favorece o desenvolvimento da curiosidade intelectual, estimula o senso crítico e permite compreender o real, mediante a aquisição da autonomia na capacidade de discernir. Aprender a conhecer garante o aprender a aprender, pois fornece as bases para continuar aprendendo ao longo da vida.
      * Aprender a fazer: O desenvolvimento de habilidades e o estímulo ao surgimento de novas aptidões criam condições necessárias para o enfrentamento das novas situações que se colocam. Privilegiar a aplicação da teoria na prática e enriquecer a vivência da ciência na tecnologia e destas no social, passa a ter uma significação especial no desenvolvimento da sociedade contemporânea.
       * Aprender a viver: Aprender a viver juntos, desenvolvendo o conhecimento do outro e a percepção das interdependências, de modo a permitir a realização de projetos comuns ou a gestão inteligente dos conflitos inevitáveis
     * Aprender a ser: Preparação do indivíduo para elaborar pensamentos autônomos e críticos e para formular os seus próprios juízos de valor. Exercitar a liberdade de pensamento, discernimento, sentimento e imaginação, para desenvolver os seus talentos e permanecer, tanto quanto possível, dono do seu próprio destino. Queremos formar homens e mulheres que sejam comprometidos com suas próprias histórias, que sejam participativos, democráticos, respeitadores, solidários, críticos, que sintam prazer em reconstruir o conhecimento, de desenvolver a curiosidade e a autonomia, e resolver conflitos nas relações interpessoais, que desenvolvam integralmente – a inteligência, a sensibilidade, o sentido ético e estético, a responsabilidade, e a imaginação criadora.
     
       No Ensino Fundamental, buscamos desenvolver a autonomia, cooperação, responsabilidade, criatividade por meio de informações, conhecimentos a partir de critérios éticos e científicos, no desenvolvimento, da argumentação e do estabelecimento de relações entre fatos e informações, da habilidade de lidar com a diversidade e situações de conflitos.
        No Ensino Médio, privilegiamos  mais a contextualização do conhecimento, estimulando autonomia intelectual de relacionar o aprendido, a teoria e aplicações práticas.


FILOSOFIA

                     “Oportunizar o desenvolvimento das potencialidades do aluno, visando a formação crítica, a independência intelectual, tornando-o cidadão participativo da sociedade,  compreendendo o mundo e o lugar que nele ocupa, objetivando o seu crescimento bio-psico-social como pessoa solidária na busca da melhoria da qualidade de vida.”

MISSÃO

                          "A missão educacional pressupõe crença na vida, crença na capacidade de o homem compreender a realidade e nela atuar, tornando-se melhor e melhorando a qualidade de responsabilidade como escola, entender o passado, viver o presente e vislumbrar o futuro, para afirmar, com coragem e lucidez os valores que fundamentam a vida, criando condições para que as pessoas se desenvolvam integralmente."

RESPONSABILIDADE SOCIAL


                  "Assumir a responsabilidade social é um dos indicadores de qualidade de uma organização. Uma escola realiza as suas atividades dentro de uma sociedade composta por seres humanos. Ela interage com pessoas, quer sejam ALUNOS, PAIS, PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS, FORNECEDORES, COMUNIDADE E OUTRAS ESCOLAS, enfim a COMUNIDADE. Não há como não ter responsabilidade social. Assumir conscientemente e competentemente essa responsabilidade é que é a maior necessidade de nossos dias.

    
A PRÁTICA DA ESCOLA


                                             Acesso  à  Escola    
                                    Gestão   Administrativo Pedagógico
                                         CONSELHO ESCOLAR - CPM
                                            CORPO DOCENTE 
                                          CORPO DISCENTE 
                                            FUNCIONÁRIOS





EIXOS TEMÁTICOS:
     Escola, educar para a vida 
·     Organização
·     Relações de convivência
·     Regras
·     Responsabilidades
·     Valores
·     SUSTENTABILIDADE
·     Participação da família e comunidade
·     Conflitos entre diferentes interesses
·     Corpo docente e funcionários
.     Avaliação Institucional

Aprendizagem e construção do conhecimento
·     Organização e seleção de  plano de estudos
·     Avaliação do Aluno
·     Trabalho coletivo
·     Princípios de convivência
·     Processo de aprendizagem
·     PPR-Plano Pedagógico de Recuperação
·     Acompanhamento da família












                        



       

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