quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Consciência NEGRA

Eu tenho um sonho...

Martim Luther King tinha um sonho: “... que suas filhas fossem julgadas pelo seu caráter e não pela cor da sua pele”. Ele lutou, a sua geração lutou e, finalmente, o negro está conquistando o seu espaço na sociedade. As conquistas são muitas, desde uma lei contra o preconceito racial, contra a discriminação, até o direito de saber melhor a história de seus antepassados, pois é através do conhecimento que aprendemos a respeitar e conviver com as diferenças.

Esta luta continua e avança e podemos observar isto quando, em uma escola pública, na Semana da Consciência Negra, os alunos do terceiro ano brancos e negros, Nicole Nascimento, Felipe Shimada, Jennifer da Silva e Bianca de Oliveira, discutem o tema, palestrando para seus pares. Observamos isso na linda apresentação de dança das alunas Brenda Fagundes da Silva da 8ª A e Stefany Brandão da Silva do 1º C, que deram um show no palco e pátio da escola, mostrando todo o seu encanto e talento. Pudemos ver ainda, no jogo de capoeira dos alunos Felipe dos Reis do 1º B e Fabrício dos Reis do 1º G e no grupo de pagode liderado por eles.

Eu também tenho um sonho... vê-los na universidade, escolhendo profissões que os realizem... Quero vê-los, orgulhosos de sua identidade e mostrando para todos o seu potencial. Para que isso se concretize, sonhamos e lutamos por uma Escola de qualidade, que tem a pretensão de ser uma Família, onde a convivência entre todos seja democrática, respeitosa, cordial, pacífica, tolerante. Sonho com uma Escola de excelência, onde as diversas etnias, ricos e pobres possam construir uma história juntos, aprendendo uns com os outros. Uma Escola onde os valores morais estejam no topo da lista de competências e habilidades a serem desenvolvidas.

Eu tenho este sonho! E, nesta semana da Consciência Negra de 2010, eu vi parte dele se realizando.

Profª Míria








Nenhum comentário:

Postar um comentário