quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Vocês Sabem da Última???

PARCERIA UNISINOS/POLISINOS

Temos grandes novidades! Desde junho de 2011 a escola foi convidada a participar de dois projetos da UNISINOS. O primeiro chama-se Estudo Sobre a Evasão no Ensino Médio e Superior, no Município de São Leopoldo - RS, sob orientação da Profª Rosângela Fritsh. Ele faz parte de um projeto maior chamado Indicadores de Qualidade e Gestão Democrática – Núcleo em Rede – 2011/2014, sob orientação da Profª Flávia Obino Corrêa Werle.

O segundo chama-se PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Projeto para Formação de Professores e conta com a participação de graduandos de Física, sob orientação do Prof. Carmo Heinemann e Língua Portuguesa, sob orientação da Profª Maria Helena Albé.

- Quais as expectativas da escola? Melhorar a qualidade da nossa educação e aumentar os índices de aprovação.

- Como estes projetos podem contribuir? O primeiro pesquisa a evasão no Ensino Médio e pretende propor ações que reduzam estes índices, contribuindo para melhorar a qualidade do ensino e a permanência do aluno na escola.

O segundo objetiva valorizar as disciplinas de Física e Língua Portuguesa e auxiliar os alunos através de grupos de grupos de estudos com monitoria, bem como adaptar o laboratório da escola para experiências na disciplina de Física.

- Como você aluno pode ajudar? Participe das atividades propostas por estes projetos, mostre atenção, boa vontade e dedicação (que já são marcas do aluno POLISINOS). Nesta parceria da UNISINOS com a escola, nós, alunos, professores e toda a comunidade escolar só temos a ganhar.

Professores da escola que participam como pesquisadores e supervisores dos projetos: Evasão – Profª Míria Maria de Souza Roos; PIBID – Profª Simone Dilenburg e Profª Maria Susana Petry.

Este compartilhamento é valioso para a Escola Pública! Venha participar você também!

Profª Míria Roos









ATIVIDADE AÇÃO-PADRÃO COM OS TERCEIROS ANOS DO ENSINO MÉDIO

1º MOMENTO

Cada aluno no seu lugar deverá fazer um desenho (pode ser um esboço com lápis) sobre o que pretende ser no futuro. Pedir para que não identifiquem o nome e para que não mostrem o desenho para os colegas. Para esta atividade combinar um tempo de 10 a 15 minutos, mais ou menos. Recolher um a um separadamente.

2º MOMENTO

Formar um círculo e no meio distribuir os desenhos virados e embaralhados. Cada aluno na sua vez deverá pegar um desenho (qualquer um) e relatar o que vê e falar de qual colega acha que é. Se o aluno acertar, entrega o desenho para o colega que o fez, se errar o colega que desenhou se identifica e pega o seu desenho. A atividade continua até que todos do círculo tenham retirado um desenho.

3º MOMENTO

Escolher um aluno e pedir para amassar bem o seu desenho, formando uma bola de papel, pedir que ele entregue para o colega ao lado que deverá enrolar a bola de papel com o seu desenho e, assim passará por todos os alunos e cada um deverá enrolar seu desenho junto a bola de papel, até que todos tenham enrolado o seu desenho, formando uma grande bola que deverá ser colocada no centro do círculo.

4º MOMENTO

Relacionar a bola com o mundo (comunidade, espaço onde vivemos etc). Promover uma conversa sobre o futuro de cada um e a importância de correr atrás dos seus sonhos para se tornarem profissionais comprometidos com a sociedade onde todos devem fazer a sua parte, pois se cada um fizer o seu papel todos vão viver em um mundo melhor.

5º MOMENTO

Depois do diálogo com os alunos, solicitar que eles retornem aos seus lugares e pedir que respondam em uma folha, não identificando o seu nome, as seguintes questões:

1- 1- Quando entraste na escola, qual a sua expectativa quanto à conclusão do Ensino Médio?

2- 2- Agora que esta concluindo o Ensino Médio, avalie sua trajetória, pontos positivos e pontos negativos.

3- 3- O que você pensa em realizar após o Ensino Médio? Quais são suas expectativas de vida?



Nenhum comentário:

Postar um comentário